
Moda Sustentável e Patrimônio Cultural | Ariane Couto Costa, Júnior Nascimento e convidadas
Ksquare – NAMU – Auditório II - 1º andar
De 25 de março até 2 de abril
4 aulas com total de 8 horas presenciais
Datas: 25, 27 e 31 de março de 2025 - das 14:00 às 16:00; 2 de abril de 2025 - das 14:00 às 16:00.
A Moda como expressão de sustentabilidade e valorização cultural
O que é o curso?
O curso Moda Sustentável e Patrimônio Cultural oferece uma visão inovadora sobre como a moda pode ser uma ferramenta de preservação cultural e desenvolvimento sustentável. Abordaremos conceitos essenciais da moda ética, práticas sustentáveis no design e produção, além da valorização de técnicas artesanais e tradições culturais. Com uma abordagem teórica e prática, os participantes terão a oportunidade de explorar como criar, consumir e promover a moda de maneira consciente e conectada com o patrimônio cultural.
O curso provoca os participantes a refletir sobre as confluências possíveis entre a indústria da moda, a sustentabilidade e o patrimônio cultural no que eles têm de mais fundamental: a construção de identidades e a expressão de criatividade. A moda, uma das indústrias que mais polui e gera impacto socioambiental, tem diante de si um enorme desafio: repensar sua cadeia produtiva, suas práticas e forma de desenvolvimento setorial. Experiências com moda sustentável, slow fashion, upcycling, fair trade e cadeias produtivas mais respeitosas têm se multiplicado e mostrado como há outros caminhos possíveis a serem trilhados, desafiando a indústria, ainda que timidamente, a se repensar.
Olhando para o patrimônio cultural e sua relação com as identidades a partir de práticas ancestrais, podemos encontrar técnicas, materiais, modos de fazer e estéticas de diversos povos que compõem a diversidade cultural brasileira. Combinadas à releitura da moda, essas inspirações podem criar insights, práticas e tendências muito mais amigáveis com a sociedade e o meio ambiente.
O que você aprenderá?
O curso fará relações entre a moda e o aquecimento global; discutirá em bases científicas a sustentabilidade e as experiências com moda sustentável; tendências em moda sustentável, reconhecendo a diversidade na cadeia da moda. Ao final, você terá condições de refletir acerca de um projeto de moda sustentável e elementos para discutir, com base técnica, questões fundamentais da chamada economia circular e moda ética, aprendendo a discutir como minimizar impactos ambientais na produção têxtil, inclusive considerando materiais sustentáveis e inovação, explorando tecidos ecológicos e práticas sustentáveis na confecção. O curso também analisará casos de sucesso e marcas de referência, com a análise de iniciativas e empresas que promovem moda sustentável.
Para quem é o curso?
Destinado a estudantes e profissionais de moda, design e sustentabilidade, jornalistas, educadores, profissionais da indústria têxtil, figurinistas; criadores de conteúdo e influenciadores focados em moda consciente; empreendedores e estilistas que desejam integrar sustentabilidade em seus negócios; qualquer pessoa interessada em moda, preservação cultural e consumo responsável.
Requisitos e materiais
Idade acima de 16 anos.
Ariane Couto Costa
Educadora (USP), apaixonada por moda, costureira amadora, especialista MBA em gestão cultural (FGV) e diretora da Imaginari consultoria, que atua com facilitação e gestão de projetos de ESG na economia criativa. Instagram: @aricoutoc
Júnior Nascimento
Especialista em acessibilidade e inclusão, tradutor-intérprete de Libras, professor e pesquisador. Criador da Cultura de Acesso, negócio de impacto social que promove práticas acessíveis e anticapacitistas. Conselheiro e Assessor de Advocacy do Instituto Nacional de Nanismo, consultor em acessibilidade para instituições culturais, museus, exposições, projetos digitais e educação. Instagram: @juniorans e @culturadeacesso