
HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES E CURADORIAS | Adriana Palma
Ksquare – NAMU – Auditório II - 1º andar
De 26 de março até 4 de abril
4 aulas com total de 8 horas
Datas: 26 e 28 de março e 2 e 4 de Abril, das 16:30 às 18:30
O que é o curso?
As narrativas mais conhecidas da História da Arte tendem a enfocar a obra e o artista. Porém, nas últimas décadas, vem ocorrendo uma valorização dos estudos das exposições de arte como um novo viés de análise dentro da história da arte. As exposições tornaram-se um importante meio de produção e disseminação de conhecimentos sobre a arte entre os séculos XVII e XVIII.
Seu ambiente multifacetado envolve diversas forças políticas, econômicas e sociais, estabelecendo diálogos com artistas, críticos, colecionadores, comerciantes e o público em geral. Em meio a essa complexidade, discursos são construídos, mantidos e até desconstruídos, artistas e obras são legitimados e, também, ocorrem especulações financeiras.
O
curso visa apresentar um breve panorama da história das exposições,
a partir de questões relacionadas às práticas curatoriais, a
análise da curadoria como uma visão artística e intelectual
agregadora, buscando estimular pensamentos críticos sobre o
tratamento dado às manifestações artísticas e considerando os
processos de seleção de obras, montagem das mostras, design e
recepção pública.
O que você aprenderá?
O
seu aprendizado acontecerá a partir do conhecimento das práticas do
colecionismo ao surgimento das exposições de arte públicas. Serão
foco de estudo os museus no século XIX e problematizações dos
discursos aspirantes a uma história da arte hegemônica e
eurocêntrica. A partir da análise de exposições concebidas por
artistas, você identificará os reflexos da modernidade e da
contemporaneidade nas artes e, pensando nos processos de globalização
no circuito artístico na segunda metade do século XX, você terá a
oportunidade de refletir sobre as megaexposições e suas
influências.
Trata-se de um curso imprescindível para o entendimento do papel curatorial na contemporaneidade e os reflexos no fluxo de pessoas que vão aos museus e espaços expositivos em todo o mundo.
Para
quem é o curso?
Este
curso é dirigido a estudantes e profissionais das artes visuais e
áreas relacionadas; a artistas plásticos e gestores de museus,
centros culturais, interessados na evolução da do pensamento
museológico; a educadores, pesquisadores e comunicadores culturais; ao público em geral interessado no fazer cultural.
Requisitos e materiais
Não são necessários materiais de suporte.
Adriana
Dolci Palma
Atua nas áreas de educação, pesquisa e
curadoria. Licenciada em História e mestre em História da Arte pela
Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em cotutela
entre o Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e
História da Arte da Universidade de São Paulo e o Instituto de
História da Arte da Universidade de Münster, na Alemanha, com
financiamento CAPES. Membro do grupo de seminário de pesquisa
"Conectando a Fronteira Amazônica: Fluidez Artística e
Cultural na Modernidade", promovido pelo programa Connecting Art
Histories da Fundação Getty, entre 2023 e 2024. Integrante
convidada do grupo de pesquisa “América Latina más allá de la
utopía: (pos) modernidad, arte y ciudadanía crítica”, promovido
pela Fundación Sura da Colômbia. É professora em cursos de
história da arte do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
e na École Intuit Lab São Paulo. Atualmente também faz a curadoria
e a gestão do acervo particular do artista Edemur Casanova. Realizou
diversos trabalhos junto à Pinacoteca do Estado de São Paulo, ao
Museu Afro Brasil, ao MIS SP e ao Museu de Arte Contemporânea da
USP.