
Comunicação acessível para a indústria da moda | Elza M. Albuquerque, Júnior Nascimento e convidadas
Ksquare – NAMU – Auditório II - 1º andar
De 20 de maio até 30 de maio
4 aulas com total de 8 horas presenciais
Datas: 20, 22, 29 e 30 de maio de 2025 - das 9:00 às 11:00.
O que é o curso?
O curso Comunicação acessível para a indústria da Moda trabalha como desenvolver a comunicação nesse segmento. O curso conectará profissionais da cadeia produtiva da moda com o início de uma jornada de aprendizado e letramento em acessibilidade digital. Essa formação foca no desenvolvimento de uma comunicação para todas as pessoas, aumentando o alcance das marcas e a conexão com o público.
A moda é conexão e comunicação. Espelho da sociedade, algumas vezes corpos diversos não se veem representados, impedindo pessoas de se comunicar por meio do estilo e da moda. A Comunicação pode ajudar a transformar esse cenário. Neste curso, vamos analisar diversos conteúdos audiovisuais e textuais: peças de comunicação, canais, catálogos, redes sociais, sites, plataformas, entre outros. Ao final, o material didático fornecido será um importante instrumento para auxiliar os processos pessoais de atuação.
Embora pensado de maneira independente, este curso pode ser um complemento interessante para Comunicação e acessibilidade digital na prática, que informa, esclarece e ensina sobre as dimensões da acessibilidade para quaisquer áreas de atividade.
O que você aprenderá?
Você aprenderá a lidar com todos os aspectos técnicos da Comunicação Acessível na indústria da moda. A partir disso, você terá mais aptidão para definir e decidir o que fazer com temas como deficiência, acessibilidade, capacitismo, diversidade, inovação e protagonismo na comunicação de moda.
Você aprenderá os conceitos básicos e boas práticas da acessibilidade digital e da comunicação para eliminação de barreiras com foco em sua atuação profissional. Por meio de atividades, você colocará em prática as formas mais adequadas para criação de conteúdo acessível e inclusivo para diferentes plataformas (Instagram, Facebook, TikTok, blogs, websites, etc.). Em aula, faremos a análise de conteúdos audiovisuais e textuais, redes sociais, sites e exercícios práticos, incluindo o retorno em grupo da análise das redes das pessoas participantes do curso.
Para quem é o curso?
Destinado a estudantes e profissionais de moda, design, jornalistas,profissionais da indústria têxtil, figurinistas; pessoas educadoras, criadoras de conteúdo e influenciadoras focadas em moda; pessoas empreendedoras e estilistas que desejam integrar acessibilidade em seus negócios; qualquer pessoa interessada em moda.
Requisitos e materiais
Indicado a pessoas acima de 16 anos.
Elza Maria Albuquerque
Comunicadora com mais de 21 anos de experiência, jornalista especialista em comunicação mais diversa, inclusiva, acessível e acolhedora para todas as pessoas. É fundadora da Maria Inclusiva, negócio de impacto social que busca eliminar barreiras da comunicação, e que ganhou o Prêmio Líderes de Acessibilidade 2024, da Hand Talk, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web – Organizações Privadas. Atua na área de acessibilidade digital desde 2010. Participou da criação do Movimento Web para Todos em 2017. Instagram: @elzaalbuquerque e @mariainclusiva
Júnior Nascimento
Especialista em acessibilidade e inclusão, tradutor-intérprete de Libras, professor e pesquisador. Criador da Cultura de Acesso, negócio de impacto social que promove práticas acessíveis e anticapacitistas. Conselheiro e Assessor de Advocacy do Instituto Nacional de Nanismo, consultor em acessibilidade para instituições culturais, museus, exposições, projetos digitais e educação. Instagram: @juniorans e @culturadeacesso