
A COR ALÉM DA TÉCNICA | Luan Montmart Monteiro
Ksquare – NAMU – Training Room - 1º andar
De 7 de abril até 10 de abril
4 aulas com total de 8 horas
Datas: 7, 8, 9 e 10 de Abril, das 14:00 às 16:00
A importância da cor como elemento narrativo e emocional
Muito além da cor
O curso apresenta uma perspectiva que é do interesse de várias atividades profissionais e pessoais, sendo fundamental para a percepção da cor na Indústria e Economia Criativas. Utilizando o Cinema como ponto de partida, A Cor além da Técnica demonstra como a cor passa despercebida no nosso cotidiano e o quanto, mesmo assim, influencia nossas decisões e comportamentos em relação a produtos alimentícios, moda, automóveis, práticas esportivas, decisões de comunicação e a praticamente tudo o que realizamos.
O que você aprenderá?
Conhecida no Cinema, a função do colorista (colorgrading) é trabalhar na correção e classificação de cores, definindo, em conjunto com o diretor, a paleta de cores de mídias visuais como filmes, comerciais, vídeos e ilustrações.
A proposta do curso é que você adquira as condições ideais de observação do que a cor representa na vida humana, os seus valores simbólicos, os tons harmônicos, as variantes culturais, as características da direção e os resultados como são obtidos. Para isto, utilizaremos diversos exemplos do uso da cor na história do cinema e A Teoria das Cores (Zur Farbenlehre) de Johann Wolfgang von Goethe, um ponto de partida interessante para a compreensão do modo como as cores afetam a vida dos seres humanos.
Para quem é o curso?
É destinado a pessoas a partir dos 16 anos que convivem com a cor no seu dia-a-dia profissional, seja na indústria, nas organizações prestadoras de serviços, no comércio, na moda, na educação e nas artes. Trata-se de um programa relevante para quem a cor é parte integrante do processo de decisão ou da base criativa.
Requisitos e materiais
Não são necessários materiais de suporte.
Luan Montmart Monteiro
Início de carreira no audiovisual nos anos 90 como assistente de fotografia de médio e grande formato, com formação técnica em equipamentos como Sinar (4x5) e Hasselblad (6x6). No início dos anos 2000, passa a atuar na área de cinema e vídeo, como assistente de Telecine na Casablanca São Paulo e Rio de Janeiro. A partir de 2005, assume as funções de colorista na Casablanca São Paulo, trabalhado com longas metragens e publicidade até o ano de 2013. A partir de 2014 se torna freelancer, atendendo ao mercado de cinema, publicidade e entretenimento.
Atualmente presta serviço de colorista para grandes produtoras do mercado de entretenimento, cinema e publicidade, com projetos nacionais e internacionais.