
HISTÓRIA DA MÚSICA NO SÉCULO XX | Helen Gallo e Adriana Palma (professora convidada)
Ksquare – NAMU – Auditório I - 1º andar
De 25 de março até 2 de abril
4 aulas com total de 8 horas
Datas: 25, 27 e 31 de março e 2 de abril, das 14:00 às 16:00
O que é o curso?
O curso História da Música no Século XX oferece uma imersão nas transformações e revoluções que redefiniram a música clássica no século passado. Abordando o surgimento da música não tonal, serialismo, minimalismo, vanguardas experimentais e outros movimentos importantes, o curso proporciona uma compreensão abrangente dos contextos culturais, sociais e políticos que influenciaram a música clássica no século XX.
O que você aprenderá?
Você compreenderá as tranformações na música a partir do final do século XX, em um percurso contextualizado do ponto de vista histórico e cultural, a partir da análise de influências sociais, políticas e tecnológicas na evolução da música clássica. Você terá a oportunidade de explorar o trabalho de figuras icônicas como Igor Stravinsky, Arnold Schoenberg, John Cage, Philip Glass e György Ligeti, entre outros, através da escuta orientada e discussão sobre composições que marcaram a música do século XX. Como atividade complementar, o curso terá uma aula (2 h) com a Professora Adriana Palma, que contextualizará a História das Artes Visuais nesse período e a sua relação com os movimentos artísticos abordados no curso.
Para quem é o curso?
Este curso é dirigido a estudantes e profissionais de música, artes e áreas relacionadas; a músicos, compositores e regentes interessados na evolução da música clássica no século XX; a educadores, pesquisadores e comunicadores culturais; a entusiastas da música clássica que desejam aprofundar os seus conhecimentos.
Requisitos e materiais
Não são necessários materiais de suporte.
Helen Gallo
Helen Gallo é pianista, pesquisadora e professora, doutora e pós-doutora pela UNESP. Especialista em música contemporânea, tem publicações nacionais e internacionais. Foi gestora na Fundação Theatro Municipal de São Paulo e é editora na Cultura Artística. Atualmente, é docente na UNESP, Escola de Música de São Paulo e docente colaboradora da UNESPAR. É diretora da Pacová – Música e Cultura.
Adriana Dolci Palma
Atua nas áreas de educação, pesquisa e curadoria. Licenciada em História e mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em cotutela entre o Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e o Instituto de História da Arte da Universidade de Münster, na Alemanha, com financiamento CAPES. Membro do grupo de seminário de pesquisa "Conectando a Fronteira Amazônica: Fluidez Artística e Cultural na Modernidade", promovido pelo programa Connecting Art Histories da Fundação Getty, entre 2023 e 2024. Integrante convidada do grupo de pesquisa “América Latina más allá de la utopía: (pos) modernidad, arte y ciudadanía crítica”, promovido pela Fundación Sura da Colômbia. É professora em cursos de história da arte do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e na École Intuit Lab São Paulo. Atualmente também faz a curadoria e a gestão do acervo particular do artista Edemur Casanova. Realizou diversos trabalhos junto à Pinacoteca do Estado de São Paulo, ao Museu Afro Brasil, ao MIS-SP e ao Museu de Arte Contemporânea da USP.