
Fotografia e Arquitetura: elementos simbólicos e espaciais | Miguel Costa Junior
Ksquare – NAMU – Studio NY - 1º andar
De 24 de abril até 8 de maio
4 aulas com total de 8 horas presenciais
Datas: 24 e 29 de abril e 8 de maio de 2025 - das 16:30 às 18:30; 6 de maio de 2025: aula externa - das 16:30 às 18:30.
O que é o curso?
O curso Fotografia e Arquitetura: Elementos Simbólicos e Espaciais oferece uma abordagem teórica e prática sobre como capturar a essência da arquitetura por meio da fotografia. Você aprenderá a observar e registrar espaços urbanos e construções sob uma perspectiva simbólica e estética, explorando luz, formas e texturas para criar imagens impactantes e expressivas. A Arquitetura revela muito do usuário final dos espaços criados, sejam pessoas ou empresas. Isto ganha uma dimensão complexa quando a Arquitetura é chamada a representar grandes organizações, organismos públicos, estruturas de serviços públicos e privados em que formas de poder, de organização, de qualidade de atendimento, de compromissos sociais, entre outros, tornam-se elementos constitutivos. Nesta direção, a fotografia de arquitetura ganha um enorme relevo e um imenso poder de espelho dessas formas de representação.
O que você aprenderá?
Você aprenderá os fundamentos da fotografia de Arquitetura e as técnicas essenciais para registrar edificações e espaços urbanos; os princípios da composição e perspectiva, aprendendo como explorar linhas, volumes e simetria para criar imagens equilibradas; as diferenças entre as luzes natural e artificial, com as estratégias para captar a iluminação ideal e destacar os elementos arquitetônicos. Também será dada ênfase nas narrativas visuais e simbólicas, e você estará habilitado a interpretar e transmitir significados através da fotografia. O curso oferecerá a você os caminhos para edição e pós-produção, de modo a valorizar texturas e detalhes estruturais. Após aulas práticas de campo, serão feitas sessões de análise crítica das imagens produzidas.
Para quem é o curso?
Destinado a fotógrafos iniciantes e profissionais que desejam se especializar em fotografia de arquitetura; estudantes e profissionais de arquitetura e design interessados em documentar suas criações; criadores de conteúdo e entusiastas da fotografia urbana; qualquer pessoa que queira explorar a relação entre espaço, estética e simbolismo visual.
Requisitos e materiais
Obrigatório trazer sua própria câmera.
Miguel Costa Junior, fotógrafo profissional desde 1980, iniciou seu trabalho fotografando corridas de automóveis, desenvolvendo uma linguagem peculiar, que o projetou mundialmente. Criou um trabalho autoral nessa área. Paralelamente, fotografava o dia a dia das ruas e os traços da arquitetura urbana. lnicialmente autodidata na fotografia, já em plena atividade profissional, cursou a faculdade de Artes Plásticas da FAAP, formando-se comunicador visual e designer. Suas imagens ganharam as páginas de vários veículos de comunicação em diversos países. Fotografia de moda com publicações em revistas especializadas nacionais e internacionais e o atendimento à publicidade estão também assinados em seu currículo. Conheça seu trabalho acessando http://miguelcostajr.com/