Emiliano Patarra
Emiliano Patarra formou-se em regência pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) sob a orientação do maestro Roberto Duarte. Aperfeiçoou-se no Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina), com o maestro Guillermo Scarabino, e na Orquestra Sinfônica de Concepción (Chile), com o maestro Luís Gorelik. Foi Regente Assistente da Orquestra Jovem do Estado, Regente Assistente e Coordenador Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, fundador e Diretor Musical do Núcleo de Ópera da FASM, Produtor Executivo e Diretor Musical do Festival Música Nova, Coordenador Artístico da Escola Municipal de Música de São Paulo e fundador e Regente Titular da Orquestra do Theatro São Pedro, em São Paulo, além de Diretor Artístico do Theatro entre 2012 e 2014.
Foi o fundador da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e seu Diretor Artístico por 22 anos, fundador da Orquestra GRU Sinfônica e seu Diretor Artístico por 5 anos.
Sua formação instrumental se deu através do violino e da viola, orientado por João Maurício Galindo e Cláudio Cruz, entre outros. Dedicou-se por seis anos ao ensino de instrumentos de cordas no Centro de Música do SESC Consolação em São Paulo, foi Supervisor Pedagógico do Projeto Guri por sete anos, fundador do Guri administrado pela Santa Marcelina Cultura e Coordenador Pedagógico da EMESP no momento de sua criação, em 2009, Coordenador Artístico da Escola Municipal de Música de São Paulo entre 2021 e 2023, além de Diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos entre 2017 e 2024.
É o atual Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Marília e o Coordenador Pedagógico do Curso de Música da Faculdade Santa Marcelina, instituição em que leciona há mais de 25 anos.